Luto: como processar a finitude?
- Espaço Vivare
- 3 de abr.
- 1 min de leitura
É complexo falar ou pensar na finitude, no qual hoje as pessoas somente planejam o futuro ideal como: viagens, conquistas, vida saudável e longa, entre outras coisas que são concretizadas sem pensar na finitude. A partida não tem data marcada e nós não podemos controlar o tempo.
O luto é um período muito exaustivo que ocupa um espaço incalculável na nossa vida, principalmente quando damos conta de que aquela pessoa amada nunca mais estará presente fisicamente na nossa vida.
Durante o processo do luto o mundo idealizado desmorona e um sentimento de incapacidade de prosseguir nos invade como se nada mais tivesse sentido sem a presença daquele ente querido.
Através da psicoterapia, o enlutado passará a expressar os seus sentimentos, identificar os recursos de enfrentamento da perda e legitimar o seu luto.
Não existe uma fórmula pré-determinada para isso, e sim maneiras de reaprender a viver nessa nova realidade onde a pessoa querida já não está mais presente. Por isso, é tão importante contar com ajuda profissional nessas horas.
Texto: Silvana Rodrigues | Psicóloga

Comentários