top of page
Buscar

Lugar de Criança é na Cozinha!

  • Foto do escritor: Espaço Vivare
    Espaço Vivare
  • 25 de abr.
  • 1 min de leitura

Você já parou para pensar como a cozinha pode ser um espaço de aprendizado e desenvolvimento para os pequenos?


Unir psicologia e nutrição é uma estratégia poderosa para transformar a relação das crianças com a comida. Afinal, elas são naturalmente curiosas, e a alimentação é um universo repleto de cores, sabores, cheiros e texturas que pode (e deve!) ser explorado com prazer.


Incluir as crianças no preparo das refeições — mesmo em tarefas simples, como lavar legumes, misturar ingredientes ou montar o prato — estimula a autonomia, a autoestima e o interesse por alimentos saudáveis. Pesquisas mostram que quando a criança participa da preparação da comida, há maior aceitação de novos alimentos e redução na seletividade alimentar.


Além disso, o ato de cozinhar ativa os sentidos, promove o desenvolvimento motor e fortalece vínculos afetivos. Ao tocar diferentes texturas, sentir aromas, observar transformações e experimentar sabores, a criança vivencia uma verdadeira experiência sensorial que vai muito além do ato de se alimentar. Isso contribui para quebrar padrões alimentares restritivos e estimular uma relação mais saudável com a comida.


E tem mais: esses momentos também representam tempo de qualidade com os adultos — pais, cuidadores, avós —, fortalecendo os laços familiares em uma atividade de troca, cooperação e afeto.


Quer saber mais sobre como a psicologia pode andar de mãos dadas com a nutrição infantil?

Agende uma sessão com a gente! Estamos te esperando para embarcar nessa jornada deliciosa e transformadora!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Tristeza ou Depressão?

Sentir tristeza faz parte da vida. Ela aparece diante de perdas, frustrações ou momentos difíceis — e, com o tempo, tende a diminuir. Já...

 
 
 

Comentários


  • Linkedin

© 2025 por Espaço Vivare.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Ícone

Obrigado pelo envio!

bottom of page